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Claro

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Sobre a empresa

A Claro é uma das maiores operadoras de telefonia móvel e fixa, banda larga e TV por assinatura do Brasil. Com mais de 80 milhões de clientes, a empresa está presente em mais de 3.500 municípios com as tecnologias GSM, 3G e 4G. Além disso, é a operadora pioneira na oferta de serviços em 5G.

Com mais de 15 anos de atuação no Brasil, a Claro surgiu da compra e/ou união de uma série de empresas, como as operadoras de celular BCP, TESS e ATL Algar, entre outras. Com relação às suas operações de telefonia fixa e TV por assinatura, muito vem da infraestrutura da Embratel; além da incorporação da NET.

Em 2019, passou por um processo de unificação das marcas, consolidando a força da Claro em todo Brasil.

O Desafio

A área de Processos, que atua na busca da melhoria contínua das atividades de Atendimento ao cliente, bem como na implementação de novos produtos e serviços, sistemas e inovações, está em contato constante e direto com gerentes e diretores. São reuniões para informar, prestar contas, aprovar projetos, apresentar ideias, tomar decisões, que fazem parte do cotidiano.

Sendo assim, a área de Processos tinha o desafio de preparar as pessoas da equipe para esses momentos; ou seja, que todos fossem capazes de construir apresentações claras e engajadoras, que fossem eficientes e relevantes, economizando o tempo de todos, em especial de gerentes e diretores, facilitando as discussões e direcionando os temas mais importância para os negócios da companhia.

A Estratégia

Analisando a situação, consideramos que deveríamos atuar em dois momentos diferentes de capacitação.

O primeiro, estava relacionada com a construção de histórias curtas, relevantes e impactantes, o que incluía a definição das mensagens principais e as mensagens de apoio, a investigação da audiência e em como direcionar o discurso de acordo ela, das informações que deveriam suportar a narrativa e da seleção daquilo que de fato faz a diferença para o objetivo de determinada comunicação.

O segundo ponto a ser coberto era a forma. Precisaríamos dar ferramentas para que a equipe fosse capaz de construir apresentações mais funcionais do ponto de vista visual, trazendo unidade, força no discurso e nas informações, clareza de mensagens e utilização de imagens como reforço e/ou explicação da narrativa a ser contada. Assim, nesse aspecto, mais do que inteligência visual, era necessário conhecer e saber usar todas as possibilidades que a plataforma de comunicação, no caso o PowerPoint, é capaz de oferecer.

A Entrega

Pensando em cobrir todos os pontos, somado ao impeditivo posto pela quarentena (distanciamento social) realizada no primeiro semestre de 2020, desenvolvemos uma trilha de aprendizagem digital, com os seguintes produtos educacionais:

NARRATIVA: Elevator Pitch

  • 3 horas de treinamento “ao vivo”
  • 20 participantes

Abordando: perfis comunicativos, estratégia da história, customização de mensagens e matriz de impacto, entre outros

FORMATO: Visual

  • 4 horas de treinamento “ao vivo” (dividido em 2 encontros)
  • 20 participantes

Abordando: recursos e elementos visuais, diagramação e animação conscientes e criatividade, entre outros.

FORMATO: Slides

  • 5 vídeos-tutorias (20 min cada)
  • Plantão de Dúvidas (durante 10 dias, em horário comercial, pelo Slack)
  • 1,5 h de treinamento “ao vivo” – Encerramento

Os Resultados

Em poucos dias após o treinamento, já víamos uma diferença gritante nas apresentações de toda equipe. Dentro das reuniões, a narrativa ficou mais fluida e direta e com relação ao visual, tivemos uma Identidade feita especialmente para as nossas necessidades. Além disso, a experiência foi excelente; os profissionais que facilitaram os cursos sabiam muito sobre o assunto e os que nos atendiam sempre buscavam trazer soluções, facilitando nossa vida

CAMILA POSSOBON – Coordenadora de Processos

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