5 Dicas para criar uma identidade visual de apresentação alinhada à da sua empresa

Para encantar a plateia durante uma apresentação, ser craque no discurso é fundamental e sempre insistimos nesse ponto aqui no blog da SOAP.

Treinamento SOAP
19/09/2018
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Para encantar a plateia durante uma apresentação, ser craque no discurso é fundamental e sempre insistimos nesse ponto aqui no blog da SOAP. Porém, a parte visual também influencia, e muito, a impressão que você deixa no público. De nada adianta brilhar no discurso e no roteiro se os slides estão descuidados ou confusos.

Em uma apresentação de empresa, então, nem se fale. O visual da apresentação precisa estar de acordo com a identidade da companhia, pois mostra mais profissionalismo e alinhamento.

Mas como trabalhar essa identidade visual de apresentação? As dicas abaixo vão te ajudar a dar mais personalidade e coerência para o seu material de apoio:

O que é a identidade visual de apresentação?

Basicamente, a identidade visual de apresentação é um conjunto de elementos de design, como cores, grafia, logotipos e outros recursos visuais que facilitem a transmissão de valores, mensagens e sensações aos seus espectadores de uma forma não verbal.

É importante que a empresa possa ser identificada com facilidade, criando proximidade com o público com apoio em um discurso coerente. Dessa forma, para que ela seja reconhecida positivamente precisa de um visual interessante.

Em uma apresentação corporativa é importante utilizar a identidade visual da empresa ou marca, de modo que a mensagem e os recursos audiovisuais sejam coesos e transmitam uma mensagem sólida.

Por que criar uma identidade visual para apresentações na empresa?

A identidade visual de apresentação comercial é muito importante, pois faz parte das técnicas de comunicação não verbal e acionam diversos gatilhos mentais que criam uma atmosfera favorável para receber o conteúdo que você deseja transmitir.

É por meio dela que os espectadores absorverão de forma subjetiva os valores da sua marca, personalidade e posicionamento que deseja consolidar. Assim, uma identidade bem feita tem um grande poder de fortalecimento e segurança para a marca.

Da mesma forma que a roupa que vestimos transmite uma mensagem, a identidade visual da apresentação tem poder semelhante. Algumas pessoas sequer conseguem olhar para slides desalinhados. Da mesma forma, uma imagem infantilizada pode reduzir a credibilidade da sua mensagem.

Portanto, se você deseja causar uma boa primeira impressão e garantir que todos prestem atenção na sua mensagem, capriche na identidade visual.

Como construir uma boa identidade visual de apresentação institucional?

Construir uma identidade visual que se mostre interessante e bem sucedida demanda alguns cuidados que vão além da simples escolha de cores, letras e outros componentes de design. É preciso que esteja impresso nela diferenciais da empresa e alinhá-la ao direcionamento da marca. Veja algumas dicas a seguir!

1. Paleta de cores

Antes de definir as cores da sua apresentação profissional, veja se elas estão de acordo com a marca da sua empresa. Confira também se têm relação com o tema a ser discutido e se o público se identifica com esses tons.

Por exemplo, você não deve fazer uma apresentação com tons laranja para um banco cujo principal concorrente tem justamente essa paleta. Assim, você deixará o visual mais adequado ao contexto em que ele será exposto.

Escolher as cores de forma estratégica ajuda a chamar a atenção para certas informações. Você pode priorizar cores semelhantes que tenham distinções bem sutis nos tons (construindo um visual mais homogêneo), ou usar cores complementares (opostas no círculo cromático), que geram maior contraste e impacto visual.

2. Fontes

Aqui, o foco deve ser a “legibilidade”. Ou seja, se dá ou não para ler o conteúdo dos slides. Use uma fonte tamanho 18, pelo menos, para textos corridos. Isso também evita lotar a apresentação com textos desnecessários, que deixariam o slide muito poluído.

Ah, e uma dica importantíssima: procure usar sempre “fontes de sistema”, as fontes-padrão que acompanham o sistema operacional do Windows, como Arial.

Se você usar uma fonte baixada da internet e inserir seu arquivo em um computador em que essa fonte não esteja disponível, o sistema automaticamente a substituirá por outras fontes. E toda aquela formatação feita com tanto carinho pode ir por água abaixo.

3. Linhas

Muita gente subestima as linhas, mas elas podem ser superúteis. Você pode utilizá-las para organizar o conteúdo, delimitar espaços e interferir no tom, o que ajuda a transmitir sensação de organização para a audiência.

Quando duas ou mais linhas se encontram, por exemplo, é possível observar ângulos agudos e pontas, o que remete a tecnologia e formalidade. Linhas curvas e suaves expressam mais leveza, sensibilidade, enquanto as linhas verticais sequenciais revelam organização e rigidez.

4. Elementos gráficos

São os vários objetos que compõem as mensagens visuais dos slides — fotos, ícones, desenhos e formas.

Ao utilizar fotos, lembre-se de que, quando uma imagem chega aos olhos de uma pessoa, ela automaticamente evoca lembranças e sensações que podem ser positivas ou negativas. Então, a melhor opção é sempre procurar ilustrações mais propícias a criar conexões positivas com a audiência. As imagens costumam ajudar o público a compreender e memorizar a mensagem — especialmente quando a apresentação é curta.

Os ícones, por sua vez, são imagens simplificadas e universais — como placas e sinalizações — e podem ser uma ótima alternativa para ilustrações. Desenhos, tanto os feitos à mão quanto os criados graficamente, são ainda um excelente facilitador de aprendizagem. Esse mecanismo ajuda a visualizar situações utilizadas como exemplos e torna a explicação mais didática.

No caso das formas, sua função é, basicamente, delimitar espaços e destacar objetos e informações. Círculos, quadrados, triângulos e retângulos podem ser usados para tornar o design mais atraente. Conte com eles também para organizar ou separar elementos, simbolizar uma ideia ou direcionar o olhar da audiência para determinada direção.

5. Fundo de slides

O fundo dos slides nunca deve ser visto como o elemento principal, mas sim como coadjuvante na apresentação. Por isso, jamais deve disputar atenção com o conteúdo. Quanto mais neutros forem os fundos, mais fácil será trabalhar o visual da sua apresentação. Uma boa opção é recorrer a telas homogêneas em relação à coloração.

Evitar o uso de templates é outro quesito fundamental. Essa ferramenta aparentemente inofensiva pode se tornar um importante limitador de criatividade. Alguns são tão chamativos que tumultuam o visual da apresentação e roubam a cena das mensagens principais. O ideal é, se possível, criar cada slide do zero; sem amarras.

6. Palavras-chave relevantes

As palavras-chave são poderosos gatilhos mentais. Elas devem estar alinhadas com a ideia central do seu discurso de modo a chamar a atenção para pontos que merecem destaque e que podem ajudar na compreensão geral do texto.

Em um slide, deve ser possível — através das palavras-chave destacadas —entender a mensagem central que ele pretende transmitir.

Isso vai facilitar a compreensão e leitura do conteúdo escrito, garantindo que toda a atenção do espectador esteja voltada para a direção que você deseja.

7. Visualização de dados

As informações gráficas e dados fornecidos devem ser utilizados de forma clara, destacada e esteticamente bem posicionados. Gráficos, infográficos e mapas editoriais devem aumentar a credibilidade da sua apresentação.

Tudo isso dentro das necessidades de comunicação da sua área de atuação, indústria, público e segmento.

Como é possível perceber, a identidade visual de apresentação é muito importante para que a ideia seja compreendida como você deseja. E você não precisa ser um designer para montar um conjunto interessante. O curso SOAP, por exemplo, ajuda não designers a entenderem como criar identidades visuais de acordo com a identidade do seu negócio.

E aí, você está pronto para caprichar na identidade visual de apresentação do seu negócio? Se precisar de mais uma mãozinha, saiba que nós da SOAP podemos te ajudar com nosso curso de Design de PowerPoint na prática. É só clicar aqui para saber mais!

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