6 erros visuais para evitar em apresentações

Dominar apresentações em público pode ser decisivo para vender uma ideia, um projeto ou para fazer qualquer tipo de exposição profissional.

Treinamento SOAP
30/10/2017
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Dominar apresentações em público pode ser decisivo para vender uma ideia, um projeto ou para fazer qualquer tipo de exposição profissional. Contudo, mesmo um ótimo discurso pode ter resultados aquém do esperado quando existem erros visuais.

Se os slides que dão suporte ao discurso não favorecem a ideia que pretendemos transmitir, certamente estamos em apuros. O design das apresentações faz toda a diferença.

Por isso, nós, da SOAP, listamos seis erros visuais que devem ser evitados no design da sua próxima apresentação. Vamos lá?!

Por que se preocupar com os erros visuais nas apresentações?

O design das apresentações não é apenas um acréscimo ao que será dito, mas uma construção em conjunto com a fala. É natural, nesse sentido, que bons slides favoreçam ao comunicador.

Além disso, nem sempre a comunicação é verbal. O que transmitimos quando erros visuais revelam desleixo, desordem, falta de prioridades nas ideias, senão justamente essas características?

As apresentações estão repletas de signos. Esse conceito diz respeito aquilo que, quando é conhecido, leva a pessoa a compreender um sentido ou significado.

Na maior parte do tempo, estamos preocupados com os signos da linguagem: o que as pessoas vão entender do que estamos falando.

Contudo, os demais elementos também comunicam.

Queremos “falar”, com os acertos visuais, que fomos cuidadosos, organizados, assertivos etc. E transmitir a mensagem com clareza para alcançar nossos objetivos. Por isso, é tão importante evitar os erros no design das apresentações.

Quais são os 6 erros mais comuns nas apresentações?

Não há um conceito rígido para todos os casos, mas designs que executam objetivos. Toda apresentação deve contar uma história, e essa narrativa é reforçada e ilustrada pelo visual dos slides.

1. Não deixar a mensagem clara

É um problema não casarem a mensagem e o objetivo da apresentação com a identidade visual que aparece na tela. Ambos devem conversar e reforçar o que está sendo compartilhado com a audiência. Os slides são como os instrumentos que acompanham o vocalista.

Não adiantaria, por exemplo, usar cores infantis ou ilustrações mais brincalhonas se você fosse fazer uma apresentação séria sobre os resultados financeiros da empresa. Igualmente, ser formal em uma apresentação descontraída não será coerente.

Evite cometer esses erros visuais. O que é bom para uma situação pode não funcionar em outra, pois tudo depende da proposta da apresentação.

2. Esquecer a padronização

A apresentação deve seguir uma linha visual do começo ao fim, um padrão. Se for usado um gráfico em 3D, a sugestão é utilizar o mesmo recurso nos demais gráficos. Se as frases iniciais da apresentação estiverem escritas em preto, siga com a mesma cor até o final.

A ideia é construir uma identidade visual que permeie todos os slides. Com isso, os slides vão parecer coerentes e organizados para o público.

3. Fazer escolhas que agradam só a você mesmo

Não é por que você gosta de determinado elemento que deve usá-lo durante toda a apresentação. O critério na escolha de um ou outro recurso visual é quanto ele se harmoniza com a mensagem que se quer passar.

Seja uma imagem, símbolo, ícone ou qualquer outro acréscimo, a função é tão importante quanto a beleza dos recursos.

4. Usar slides pouco dinâmicos

Cada slide tem a oportunidade de impactar seu público, então não perca essa chance! Slides monótonos, sem cor e com os elementos sempre no mesmo lugar, podem fazer as pessoas bocejarem.

Crie slides dinâmicos, com recursos para atrair e manter a atenção da audiência. Mas lembre-se! Não abuse de algo só para não ser repetitivo.

Uma dica é variar as imagens de lugar (à esquerda, à direita, no alto e na parte de baixo da tela). É um recurso simples, mas que confere dinamismo à apresentação.

Outra é usar mais de uma cor na hora de montar os slides. Porém, escolha tons que combinem e preste atenção para o visual da sua apresentação não virar uma bagunça. O equilíbrio é a chave.

5. Apresentar um texto ilegível

É comum encontrar apresentações com textos que se perdem por conta da imagem de fundo, portanto, ficam ilegíveis. Para evitar esse efeito, não coloque textos e imagens da mesma cor sobrepostos, ou de cores próximas, que se confundam.

É importante conciliar o que está escrito com o que está ilustrado. Na dúvida, use combinações que já se provaram eficientes em outros slides.

6. Exagerar nos enfeites

Não exagere nos enfeites e nas animações dos seus slides. Quando há elementos demais na tela, que não necessariamente passam informações sobre o conteúdo apresentado, o foco do espectador pode facilmente se perder.

O segredo é ser conciso!

Se quiser saber mais sobre apresentações com visuais no estado da arte, recomendamos a leitura do e-book com 12 formas de impactar a audiência com a diagramação.

Como eliminar os erros visuais das apresentações?

Fazer slides bonitos e funcionais não é restrito a pessoas que se enxergam como criativas ou têm um talento especial. Qualquer um pode eliminar erros visuais das apresentações e entregar um conteúdo bonito e funcional.

Identidade visual

Um primeiro cuidado é construir a identidade visual. Tenha padrões nas formas, textos, cores etc.  Além disso, aprender sobre a aplicação desses elementos para chegar a uma boa composição.

Elementos do design de apresentações

Para isso, você deve ficar atento ao papel que as diferentes partes dos slides exercem. Contexto, cores, formas, fontes, templates, cada elemento faz diferença.

Aplicação dos conceitos nos slides

Também será importante conhecer as ferramentas digitais de criação e formatação, assim como comandos que facilitam a aplicação das ideias nos slides. Hoje, a criação é inseparável do conhecimento, ao menos, básico da tecnologia.

Revisão dos slides

Por fim, você deve fazer uma avaliação das apresentações. Fique distante dos slides por alguns dias, antes de retornar e procurar os erros visuais. Assim, será mais fácil ter outra perspectiva para avaliar o trabalho.

Então, que tal aprender essas habilidades?

Aqui na SOAP, temos um curso específico sobre design de apresentações, o SOAP Slides. Nele, você vai aprender as ferramentas e técnicas para criar apresentações visuais de alto impacto, que podem ser aplicadas nos seus projetos ou disseminadas como conhecimento na sua equipe.

Seus slides vão combinar a linguagem não verbal com o discurso, criando uma abordagem de alto impacto para cativar a sua audiência.

Conheça agora mesmo o curso SOAP Slides e crie apresentações profissionais no estado da arte!

mão de pessoa branca segurando um microfone em um fundo preto e o seguinte texto em rosa " E-book gratuito - Como ser mais seguro ao se apresentar"


Posts Relacionados

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França